YOGA

O Yoga é uma filosofia, com origem na Índia, que visa proporcionar bem estar físico e mental ao praticante. Essa filosofia vem evoluindo ao longo de milhares de anos, mas não se sabe ao certo a sua origem no tempo. 

Primeiramente, o Yoga consistia numa tradição transmitida oralmente de mestre para discípulo e só por volta do século II a.C., o sábio Patanjali tornou-se o primeiro a expor esses ensinamentos de forma escrita, conhecidos como Yoga Sutras. 
Este conhecimento é composto por 196 frases curtas chamadas de aforismos, onde é revelado o que se deve essencialmente praticar para se atingir a meta com o Yoga. 


Esta milenar filosofia é um caminho para que todo Ser possa explorar seu verdadeiro potencial. 
O Yoga engloba uma ampla variedade de ferramentas e técnicas para equilibrar o sistema físico, harmonizar a mente e as emoções, abrindo um portal para facilitar a jornada rumo à sua própria essência. 


Existem sete ramificações clássicas no Yoga, entre elas podemos citar o Hatha Yoga, Raja Yoga, Jnana Yoga, Bakti Yoga, Karma Yoga e Mantra Yoga.

Todos os outros métodos ou linhas de Yoga que surgiram após essas ramificações e abordam o corpo físico como um instrumento de trabalho rumo ao auto conhecimento, são provenientes do tradicional Hatha Yoga. 

1/9
 

Alguns tipos de Yoga mais praticados na escola

Hatha Yoga

É uma prática bastante completa, que exercita o corpo físico, amplia e desbloqueia o corpo energético, traz clareza, criatividade e tranqüilidade ao corpo mental.

Com o foco na respiração e nos asanas, que são posturas psicofísicas, o praticante desenvolve consciência corporal e postural, resistência e força física, flexibilidade, equilíbrio, consciência respiratória, concentração, vitalidade, relaxamento e total bem-estar. Hatha Yoga significa o Yoga da força.

É um método totalmente seguro e oferece enormes benefícios a qualquer um que tenha disposição de praticá-lo. Ideal para todas as idades. 

Yoga Básico

Aula introdutória, indicada para todos os alunos interessados em conhecer o Yoga e também para quem já praticou e está retornando e precisando voltar ao ritmo saudável do corpo.

Esta prática está focada no aprendizado gradual da execução correta das posturas e dos exercícios de respiração.

O Aluno também irá estudar o funcionamento da mente através da abordagem da filosofia do Yoga. Ideal para todas as idades, do jovem a quem já está na boa idade.

 

Ashtanga Vinyasa Yoga

É um estilo de Hatha Yoga praticado de forma mais dinâmica, com o que chamamos de Vinyasa, que se caracteriza em movimentos sincronizados com uma respiração coordenada.

Com sequências de posturas que variam em todas as aulas, essa prática leva o aluno ao aquecimento gradual do corpo, gerando com esse calor um estado de total consciência do momento que ele está vivenciando.
Esse estado de consciência entre corpo e mente favorece o aluno a transcender os desafios da prática. Ideal para pessoas com interesse em uma pratica forte e que envolva os diversos aspectos da filosofia. 

Dynamic Yoga

Esse estilo foi criado e ensinado por Sri K. Pattabhi Jois em Mysore na Índia. Hoje em dia é conhecido em todos os países por ser um estilo de prática forte e intensa.

Caracteriza-se por seqüências de posturas precisamente desenvolvidas, onde a respiração lidera os movimentos, num fluxo suave e ao mesmo tempo dinâmico.

Isto gera um calor intenso e suor, facilita a desintoxicação do corpo e purificação da mente. Ideal para jovens, pessoas hiperativas e atletas. 

 

Iyengar Yoga

O método foi criado por Sri B.K.S. Iyengar em Puna na Índia. Este método caracteriza-se principalmente pela execução precisa das posturas visando o perfeito alinhamento do corpo, a outra característica é a permanência prolongada nas posturas, o resultado desta combinação desenvolve concentração e o desbloqueio do fluxo da energia gerando aquietamento mental.

Por considerar todas as pessoas fisicamente diferentes Sri Iyengar sugere variações de diversas posturas tradicionais, utilizando acessórios como cobertores, faixas, blocos e a parede da sala, todos estes materiais servem para auxiliar o praticante a despertar a consciência em seu corpo, tornando a pratica totalmente segura e terapêutica. Ideal para iniciantes, pessoas sedentárias, lesionadas, atletas e alunos com nível avançado. 

Yogaterapia

É um método que trabalha principalmente com o movimento da energia vital do indivíduo, direcionando essa energia renovada para os diversos pontos do corpo, resultando no equilíbrio da produção de hormônios e substâncias do metabolismo.

Com exercícios dinâmicos e respiratórios específicos, focados diretamente nas glândulas endócrinas como a hipófise, a tiróide, o timo, as supra-renais e as gônadas, favorecem o massageamento e regularização do funcionamento desse sistema, levando o mesmo ao equilíbrio das quantidades corretas de hormônios e substancias produzidos pelas glândulas.

© 2020 ARUNACHALA YOGA. Desenvolvido por CÉLULA DNA

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon